domingo, 22 de novembro de 2009

A Associação dos Cabos e Soldados Policiais e Bombeiros Militares do Estado de Pernambuco, divulgou a seguinte nota sobre as PECs 300 da Câmara dos deputados e 41 do Senado Federal:


Sempre preocupados em buscar melhorias para a tropa, nós, diretores da Associação dos Cabos e Soldados estivemos em Brasília – DF durante os dias 16 e 19 de novembro. Lá, foi possível conversar pessoalmente com as principais autoridades do País, sobre diversas Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) que estão tramitando no Senado e na Câmara Federal, referentes a questões relativas aos policiais e bombeiros militares.

A PEC 300 e a PEC 41 são, certamente, as mais polêmicas, pois ambas tratam da criação de um piso nacional para os Militares Estaduais e vão onerar os cofres públicos. A PEC 300 está tramitando na Câmara Federal e a PEC 41, no Senado. Diante das informações obtidas sobre as mesmas, precisamos ser verdadeiros para com os nossos associados: por tratarem de um mesmo assunto, em breve as duas PECs (300 e 41) certamente precisarão ser unificadas.

No entanto, é preciso estar atento às vantagens e desvantagens de cada uma dessas propostas. Confira:

PEC 300:

- Unifica os salários de policiais e bombeiros militares;

- Estipula um valor mínimo para o piso em R$ 4,5 mil;

- Abrange ativos e inativos;

- Não oferece meios para custeamento dos salários;

- Não determina prazo para o início do pagamento

PEC 41:

- Unifica os salários dos policiais e bombeiros militares e também inclui os policiais civis;

- Estipula prazo para reajuste do salário;

- Determina prazo para o início do pagamento (um ano após a sua aprovação);

- Não define valor mínimo para o piso

- Não abrange os inativos

Ou seja, diante do apresentado, percebemos pontos positivos e negativos em cada uma das propostas. Em conversa com o relator da PEC 41, Senador Demóstenes Torres, comentou que a PEC 41 é mais antiga do que a PEC 300 porém foi “tirada da gaveta” devido a repercussão gerada pela PEC 300. Segundo Demóstenes, quanto ao fato do texto original da proposta não abranger os inativos, a solução será a apresentação de uma emenda de plenário, quando a mesma for votada.

Outro ponto em discussão é a ausência de valores que definam o piso. É certo que vincular o piso a valores pré-determinados é inconstitucional, sendo tomado como exemplo a PEC dos Professores, a qual também não definiu o piso mas foi rapidamente aprovada por estar legalmente correta. No entanto, o Ministro Tarso Genro já informou que o piso mínimo poderá ficar em R$ 3,2 mil, custeados através de fundos do Pronasci.

O fato é que ambas as PECs (300 e 41) vão beneficiar os policiais e bombeiros militares com a oferta de melhores salários. A diretoria colegiada da Associação dos Cabos e Soldados está acompanhando tudo de perto, com o apoio dos co-irmãos que integram a Associação Nacional de Praças (Anaspra). É preciso que a tropa esteja atenta a todas as propostas, incluindo aquelas que mexem com a estrutura de organização das polícias como a PEC 21 (desmilitarização) e a PEC 210 (qüinqüênio), bem como outras que garantirão a possibilidade de dias melhores.

Entre os dias 30/11, 01/12 e 03/12, mais uma vez estaremos em Brasília – DF, desta vez para uma ação coletiva junto com a Anaspra. Estamos articulando uma marcha nacional para o mês de abril e a criação de um dia nacional de lutas para os policiais e bombeiros militares. Manteremos a tropa informada sobre as nossas ações.

Por: Paula Costa
Jornalista

Fonte: ACS-PE

Plantão Jurídico - 81-8657 2770
24h nos finais de semana
De segunda a sexta das 18:00h as 08:00

Diretor Jurídico
Otoniel - 81 - 3423-0604
Medeiros

Fonte: Blog do Adeilton9599

Dupla tenta matar jovem a tiros em Betim

CLARISSA DAMAS

clarissa.damas@otempo.com.br

Um jovem de 18 anos sofreu uma tentativa de homicídio na tarde deste domingo (22) em Betim, na Grande BH. De acordo com a Polícia Militar, dois homens passaram em uma moto e atiraram contra o rapaz. O crime ocorreu por volta das 13h, na rua Jamile Matheus Bosco, bairro Vila das Flores.

Uma equipe do Samu socorreu o rapaz e o levou para o Hospital regional de Betim. Ele deu entrada em estado grave, com tiros nas costas e no braço direito. Não há pistas dos suspeitos ou informações sobre a motivação para o crime.

Jovem morre após ser baleado na Vila Ventosa

ANNA FLÁVIA NUNES

anna@otempo.com.br

Um jovem morreu após ser baleado na tarde deste domingo (22) na Vila Ventosa, na região Oeste de Belo Horizonte. De acordo com a Polícia Militar, ele foi atingido por quatro tiros.

A vítima, de 22 anos, foi levada para a UPA Oeste, onde faleceu. A motivação do crime é desconhecida e nenhum suspeito foi preso.

Mais dois homens são assassinados na Grande BH

ANNA FLÁVIA NUNES

anna@otempo.com.br

Mais dois homens foram assassinados neste domingo (22) na Grande Belo Horizonte. Com os novos casos, a Polícia Militar registra cinco homicídios na região metropolitana.


Uma das vítimas foi atingida por vários tiros no bairro Jardim da Glória, em Vespasiano. O corpo foi encontrado às margens de uma rodovia.


No bairro Goiânia, na região Nordeste da capital, policiais encontraram um homem baleado. Ele foi levado para o HPS João XXIII, onde chegou sem vida.

PM registra três homicídios na madrugada deste domingo na Grande BH

ANNA FLÁVIA NUNES

anna@otempo.com.br

Pelo menos três pessoas foram assassinadas na madrugada deste domingo (22) na Grande Belo Horizonte, conforme registros da Polícia Militar. Em Santa Luzia, um homem foi encontrado morto com uma estaca fincada no olho. Ele teria sido agredido por um rapaz que conseguiu fugir.

Em Nova Contagem, um homem de aproximadamente 21 anos foi atingido por seis tiros. O corpo dele, encontrado caído na rua, foi levado para o Instituto Médico Legal. Um homem também foi encontrado morto no bairro Primavera, em Betim.

A PM ainda registrou um homicídio na região Central de Minas. Em Mariana, um homem foi morto a tiros no bairro Santo Antônio. Nenhum suspeito dos crimes foi preso.