quinta-feira, 11 de agosto de 2011

PI: PMs entram em greve, e governo pede ajuda à Força Nacional


Direto de Teresina

O governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), anunciou nesta quinta-feira que convocará a Força Nacional após a deflagração da greve dos policiais militares e bombeiros no Estado. A paralisação dura 24 horas e os grevistas se recusaram a prestar atendimento à população.

"Vamos pedir ao ministro da Justiça (José Eduardo Cardozo) a presença dos homens da Força Nacional para garantir a segurança dos piauienses", afirmou o governador, durante coletiva no Palácio de Karnak, depois de reunião com a cúpula da Segurança Pública do Estado.
O movimento Polícia Legal começou na segunda-feira e é comandado pela Associação de Cabos e Oficiais do Piauí. Como a Policia Militar é proibida de fazer greve, a categoria protesta se recusando a trabalhar de forma precária - casos como de motoristas sem habilitação, militar sem colete a prova de bala, viaturas irregulares e viagens sem diárias.

Os PMs pedem isonomia salarial com a Polícia Civil - salário de R$ 2,5 mil, e não R$ 1,4 mil, vencimento inicial do soldado. Os manifestaram fizerem protesto em frente às Rondas de Naturezas Especiais, grupo de elite no Piauí, e na sede do Corpo de Bombeiros, na avenida Miguel Rosa, Centro de Teresina.

"A presença da Força Nacional não nos intimida e o movimento vai continuar até o governo apresentar uma proposta digna para os militares", afirmou o capitão Evandro Rodrigues, presidente da Associação dos Oficiais. Para evitar prisões de policiais, a entidade buscou assessoria jurídica para ficar de plantão.

O governo afirmou que só negociará com a categoria se eles suspenderam o movimento. O governador disse que os militares tiveram aumento salarial de 11%, acima do funcionalismo que foi de 7.1%.

Escrava Isaura
De coletes vermelhos, os policiais e bombeiros se vestiram com a frase "Associações unidas. Isonomia salarial já". Um carro de som toca Vida de Negro, de Dorival Caymmi, tema da novela Escrava Isaura que ganhou uma nova versão: "Vida de PM é difícil. Em vez do tronco, é a tranca. E não vamos entrar na chibata por reclamar".

No Piauí, há 6,8 mil homens na Polícia Militar e, segundo o comando, 90% aderiram ao movimento. 
Fonte: Terra Brasi
Origem: Blog do Capitão Assumção

Policiais civis são baleados durante operação em BH

Eles foram atingidos enquanto faziam diligências no Bairro Califórnia, na Região Noroeste da capital
Dois policiais da Divisão de Crimes Contra Vida foram baleados na tarde desta quinta-feira em uma operação da Polícia Civil no aglomerado conhecido como Sovaco das Cobras, no Bairro Califórnia, Região Noroeste de Belo Horizonte.
Segundo a polícia, os dois investigavam um homicídio na região. Quando passavam por uma rua, encontraram um homem identificado como “quen-quen”, que estava enconstado em um Fiat Siena. Quando viu a viatura, o suspeito atirou várias vezes contra o veículo. Dois policiais, que estavam na parte da frente do carro, ficaram feridos.
O suspeito fugiu após os disparos. Viaturas da Polícia Civil estão no local à procura do suspeito. Um helicóptero dá apoio aos policiais. "Quen-quen" é foragido da Penitenciária de Teófilo Otoni, na Região do Vale do Mucuri. Segundo a polícia, ele já cometeu quatro homicídios. 
Os policiais Paulo César de Oliveira Mendes e Francisco Rodrigo Carlos de Souza foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhados ao Hospital João XXIII. Eles não correm risco de morrer. Segundo o delegado Edson Moreira, chefe do Departamento de Investigações da Polícia Civil de Minas Gerais, um deles foi ferido de raspão no braço e o outro levou um tiro na região lombar.
BLOG OFICIAL DO CABO JÚLIO