terça-feira, 18 de outubro de 2011

Oficial PM acusado de lançar spray de pimenta em crianças no Morro do Bumba é promovido a major


O ex-capitão, atual major da PM Bruno Schorcht, transferido do 12º BPM para o 20º BPM há 45 dias, saiu com uma promoção da denúncia oferecida por promotores do Ministério Público, após ele ter sido flagrado em março deste ano espirrando um spray de pimenta nos olhos de manifestantes em Niterói, entre eles duas crianças e a avó delas , que protestavam contra o descaso do poder público após a tragédia no Morro do Bumba.
Segundo o boletim 162 da PM, o major PM Bruno Schorcht, com a matrícula 65.145 publicada no memorando 0581/2551, foi transferido do 12º para o 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que responde pela área dos municípios de Nova Iguaçu, Nilópolis e Mesquita, distante portanto da região de Niterói, onde o oficial foi flagrado junto com o soldado D’Angelo de Matos Pinel espirrando a substância em duas crianças, de 6 anos e 7 anos, além da mãe deles, que também aguardavam o pagamento do aluguel social destinado às famílias vítimas do desabamento.
Na denúncia, o Ministério Público Estadual ainda requereu, judicialmente, a concessão de medida cautelar em que solicita suspensão imediata dos envolvidos de suas funções policiais até que o processo seja concluído. O MP afirma que a medida “é extremamente necessária, porque os policiais militares denunciados demonstram que não têm vocação e aptidão para o exercício de função tão importante que é a de policiamento ostensivo”. O requerimento, porém, não surtiu qualquer efeito prático.
Além da denúncia de agressão aos moradores, o oficial PM responde desde o início deste ano, a outro processo criminal instaurado junto ao Tribunal do Júri de São Gonçalo, por suposto crime de homicídio duplamente qualificado, em atividade típica de extermínio.
Correio do Brasil

PM assassinado em Barra Mansa

Barra Mansa

O corpo do policial militar Sandrilei Moreira, de 39 anos, lotado no 37º BPM (Resende), assassinado no fim da noite de ontem (15), na casa da ex-companheira dele na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Ano Bom, está sendo velado no cemitério municipal de Barra Mansa. O enterro será amanhã (17), no Cemitério Parque São Francisco.

De acordo com informações da 90ª DP, o PM estava participando da festa de aniversário da filha dele, de 18 anos, quando foi morto dentro de casa, com um tiro. Pouco antes de ser assassinado, Sandrilei foi comprar bebidas na Vila Delgado, onde teria ocorrido um tumulto.

Um dos homens que teria discutido com o PM teria mandado um recado, avisando para ele sair da casa "para não acontecer uma besteira na festa". Minutos depois, um homem entrou pelos fundos da casa, por um morro, e disparou dois tiros pela janela, em direção de Sandrilei. Um dos tiros atingiu a região do peito do PM. Houve tumulto na festa e o suspeito conseguiu fugir.

O policial foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na Santa Casa de Misericórdia. Ainda de acordo com informações da 90ª DP, um homem suspeito do homicídio já teria sido identificado.
Diário do Vale